28 maio 2012

ATENÇÃO A FEBRE MACULOSA BRASILEIRA

Município do Rio de Janeiro concentra maioria dos casos notificados por Febre Maculosa Brasileira entre os anos de 2007 a 2012 no âmbito do Estado.
 
A Febre Maculosa Brasileira possui presença endêmica em nosso Estado. Diante dos últimos casos que vem ocorrendo, como surtos recorrentes da doença em animais e seres humanos na região, faz-se necessário alertar a população sobre possíveis novos ciclos de transmissão da doença em humanos e animais.

Dados estatísticos mostram que entre os anos de 2007 e 2012, o SINAN/RJ (Sistema Nacional de Agravo de Notificação) registrou no Estado do Rio de Janeiro 135 casos humanos de Febre Maculosa Brasileira. Deste total 54 casos foram confirmados.

Observem no gráfico abaixo os casos humanos de FMB notificados e confirmados em nosso Estado no Período de 2007 a 2012.


Fonte: SINAN - GDTVZ/SES RJ, dados atualizados em 17 de maio de 2012 e sujeitos à revisão.

Durante este período, o Município do Rio de Janeiro foi o que concentrou a maioria dos casos (20), seguido dos Municípios de Porciúncula (15 casos); Niterói (11 casos); Barra do Piraí (7 casos); Belford Roxo; Duque de Caxias, Paraty e São Gonçalo, estes últimos com 5 casos cada.

No Estado do Rio, 25 óbitos ocorreram neste período, representando um total de 46,3% dos casos confirmados.
Já no Município do Rio, 5 óbitos ocorreram entre 2011(4) e 2012(1). Todos os 5 tratam-se de funcionários que trabalhavam na SUIPA (Sociedade União Internacional Protetora dos Animais). Nem todos os funcionários residiam na capital, alguns moravam em Belford Roxo e Seropédica

A Febre Maculosa Brasileira é uma doença transmitida pelo carrapato-estrela ou micuim da espécie Ambbloyomma Cajennense infectado pela bactéria Rickettsia Rickettsii. Esse carrapato hematófago pode ser encontrado em animais de grande porte (bois, cavalos, etc.) e também em cães, aves domésticas, roedores e especialmente, na capivara, o maior de todos os reservatórios naturais.
Grande parte dos óbitos por Febre Maculosa Brasileira ocorreu pela demora no diagnóstico da doença e por conseqüência no inicio do tratamento. Por possuir sintomas semelhantes ao agravo da Dengue (febre alta e dor no corpo, por exemplo), em 1 hipótese os casos são remetidos a esta doença.

Atente para estes sintomas:

Febre de inicio súbito e alta;
Dor de cabeça intensa, dor no corpo, calafrios e edema dos olhos e conjuntivas;
Picada de Carrapato;
Em alguns casos, aparição da mácula (lesões de pele róseas, nos punhos e tornozelos) nos primeiros dias de febre;
Ter freqüentado área com incidência de Febre Maculosa.

Caso tenha alguns destes sintomas, procure a unidade de saúde mais próxima.

Lembre-se: A FMB é uma doença que possui cura, mas quanto antes detectado os sintomas, melhor será o tratamento.


Saiba um pouco mais sobre esta doença, seus principais sintomas e como preveni - lá na nossa área do FIQUE POR DENTRO ou acesse o PORTAL DA SAÚDE.
                         

Dúvida? Entre em contato com o portal da prefeitura pelo numero 1746 (LIGAÇÃO GRATUITA)


Referência/ fonte:
NOTA TÉCNICA Nº 6/2012 - GDTVZ/DTI/CVE/SVEA/SVS-SESRJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário