Quem somos

Parte da equipe de Vigilância Ambiental em Saúde da CAP 3.2. 
A Vigilância Ambiental em Saúde da AP 3.2 atua na prevenção e controle de fatores de risco, biológicos ou não, que possam trazer prejuízos à saúde humana.

Nossa área de atuação compreende aos bairros da Zona Norte pertencentes ao eixo Méier/Grande Méier.

A principal atividade da Vigilância Ambiental em Saúde é o controle do vetor Aedes aegypti, transmissor de algumas doenças, entre elas a Dengue, principal endemia existente em nossa cidade. Atua também no controle de outros vetores/reservatórios responsáveis pela transmissão de outras doenças.

É responsável ainda pelo monitoramento dos agravos decorrentes de desastres naturais, poluição do ar, água e do solo.

Compete ainda a nossa Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) levar informação à população carioca, através de eventos, atividades lúdicas e no corpo a corpo junto aos moradores da nossa Cidade Maravilhosa.

Buscamos trabalhar a intersetorialidade e interdisciplinaridade entre os demais órgãos da Administração Municipal e parceiros da iniciativa particular visando tecer uma rede de cooperação em prol da saúde de nossa população.




A VAS da 3.2 possui seu próprio laboratório entomológico, que conta com uma infraestrutura adequada. Equipado com 2 microscópios e duas lupas eletrônicas, além é claro, da equipe de laboratorialistas, este  espaço serve para a análise de formas imaturas advindas do campo, das atividades de levantamento de índice e também para a leitura das ovitrampas oriundas da atividade de monitoramento na área de abrangência da CAP 3.2.