Aconteceu

REUNIÃO DE REPRESENTANTES

Aconteceu no ultimo dia 06/11/15 a reunião mensal dos representantes de turma da CAP 3.2. A Referência Técnica Roberto Medeiros esteve junto com os agentes. Na pauta, estavam discussões da categoria, assim como as práticas cotidianas do trabalho. 






AVS E DOAÇÃO DE SANGUE 


Nossos Agentes de Vigilância em Saúde fizeram bonito na  campanha de doação de sangue que aconteceu no dia 18/11/2014 no Hospital Maternidade Carmela Dutra. Participe também da iniciativa que ajuda a salvar vidas. Se você não pode participar da doação que ocorreu no dia 18, procure o local mais próximo para doar sangue. Mulheres podem doar de três em três meses, homens podem doar de dois em dois. 

Agente Mary Hellen
      

Cleide, Jane, Ingrid, Monica, Mary Hellen, Aline (que está grávida e por isso não pode doar sangue) , Jailton, Luanda, Ana Caroline, Claudia, Sebastião e Charles. 


Agentes Cláudia e Mary Hellen

Parabéns aos agentes que puderam comparecer e doar um pouco de seu tempo para salvar vidas!!!
Lembre-se: Doar sangue não custa nada e vale muito. 

CURSO BÁSICO DE QUALIFICAÇÃO
 EM 
VIGILÂNCIA AMBIENTAL EM SAÚDE



2º TURMA: 07/11/13 À 17/12/13


AULA: INTEGRAÇÃO DA VIGILÂNCIA COM A ATENÇÃO PRIMÁRIA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

O professor e amigo Rafael Pinheiro, esteve presente marcando o início das aulas da segunda turma de nosso curso básico. A aula aconteceu no dia 07/11/13, no auditório da Otics Lins, na sede do Cap 3.2.


AULA: FATORES DE RISCOS BIOLÓGICOS

Ministrada nos dias 19/11/13 e 21/11/13, as aulas de risco biológico contaram com a participação dos profissionais Ralph Muller e Renato Máspero.





AULA: FATORES DE RISCOS NÃO BIOLÓGICOS - VIGISOLO

A aula de RNB, no qual o tema abordado foi o VIGISOLO, ocorreu no dia 28/11/13, dessa vez Luciana Louredo Madeiros foi a responsável por transmitir e debater informações com os alunos. 



AULA: FATORES DE RISCOS NÃO BIOLÓGICOS - VIGIAR E BIOMONITORAMENTO DO AR NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO

No dia 10/12/13 a aula de fatores de riscos não biológicos foi dividida em dois assuntos: Vigiar e Biomonitoramento do ar no Município do Rio de Janeiro. Os profissionais Mauro Blanco e Cosme Gouvea palestraram sobre o assunto. 




AULA: EPIDEMIOLOGIA

Ministrada pela diretora da Divisão de Vigilância em Saúde da CAp 3.2, Drª Heliana Figueiredo, a aula de epidemologia ocorreu no dia 12/12/13







1º TURMA: 09/05/13 À 04/07/13


AULA: BIOMONITORAMENTO DO AR E SAÚDE DO TRABALHADOR
Para encerrar as atividades de nosso curso básico no dia 04/07/13, tivemos a honra de receber para  ministrar a aula para nossos alunos, o ilustríssimo Mauro Blanco e a nutricionista da CAP 3.2 Fernanda Afonso. 
Mauro Blanco falou um pouco sobre a sua história e trajetória no serviço de vigilância ambiental em saúde.  Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer e saber, através de sua palestra, como se dá o biomonitoramento do ar no Município do Rio de Janeiro. 

A nutricionista Fernanda ministrou sobre a estratégia global para a promoção da alimentação saudável, atividade física e saúde. 

Na nossa LIVRARIA você poderá encontrar artigos que falem sobre a saúde do trabalhador. 
Mauro Blanco




Fernanda Afonso





AULA: EPIDEMIOLOGIA E DENGUE
Neste dia, 27/06/13 tivemos a oportunidade de apreciar duas palestras. A primeira foi com nosso amigo Marcos Pinheiro, falando um pouco sobre Epidemiologia das principais doenças de interesse da Vigilância Ambiental em Saúde. Marcos abordou e demostrou a distribuição das doenças de interesse da VAS no MRJ, os principais indicadores epidemiológico para VAS e medidas preventivas e medidas de controle.

A segunda palestra do dia foi ministrada pela nossa amiga Úrsula Calazans. Com uma tarefa difícil, a mesma teve a incumbência de abordar o tema da Dengue sem ser redundante com um assunto que tem profundo conhecimento por todos os participantes do curso. Por este motivo a mesma fez uma abordagem da dengue no contexto da rede de relações que estruturam uma sociedade. Observando a dengue num sistema de relações que possibilite um entendimento contextualizado desse fenômeno na nossa cidade/sociedade (social, econômico, cultural etc.). O Filme Aedes aegypti e Aedes albopictus – Uma Ameaça nos Trópicos foi passado aos alunos. O mesmo pode ser encontrado em nossa LIVRARIA



Marcos Pinheiro e o co-responsável técnico Roberto Medeiros 




Úrsula Calazans



AULA: RISCOS NÃO BIOLÓGICOS
As aulas sobre os Riscos Não Biológicos foram dividas em duas etapas. A primeira aconteceu no auditório da Otics Lins no dia 06/06/13, com Aylton Garcia, gerente de fatores de riscos não biológicos. O mesmo falou aos alunos sobre as principais atividades desenvolvidas pela gerência e sobre as novas perspectivas para atuação no âmbito do Município do Rio de Janeiro. 

No dia 13/06/13 estiveram presentes no auditório da CAP 3.2, os palestrantes Cleomar Alves, Luciana Louredo Madeiros, Cosme Gouvêa e Robson Bueno. Ministrando respectivamente sobre Vigidesastres, Vigisolo e Vigiar. Neste dia, nossos palestrantes receberam a visita do subsecretario Daniel Soranz e da Drª. Cláudia Nastari (Coordenadora da Área Programática 3.2)! 

Aylton Garcia - Gerente dos Fatores de Riscos Biológicos


Cosme Gouvêa - Vigiar


Cleomar Alves, Daniel Soranz, Alexander Araújo e Cláudia Nastari


AULA: RISCOS BIOLÓGICOS
O curso contou com duas aulas sobre os Riscos Biológicos. Na primeira, que ocorreu no dia 16/05/13, os alunos assistiram as palestras ministradas por Rosilene Pinto e Paulo Eduardo Mello. Neste dia tivemos ainda uma exposição com diferentes espécies de animais que foram abordados na aula. 
Os alunos tiveram a oportunidade de saber um pouco mais sobre Ovitrampa, Mosquitrape, doenças como Leishmaniose entre outras. O Projeto Wolbachia foi um dos temas que também foram abordados nas aulas. 

No dia 28/05/13 foi a vez de nosso amigo Renato Máspero ministrar sobre os Riscos Biológicos. 
Neste dia os alunos receberam a Apostila de Sinantrópicos GFRB organizada e idealizada pela Gerência de Fatores de Riscos Biológicos. A mesma pode ser encontrada em nossa LIVRARIA para consulta e download. 

Renato Máspero

Paulo e Rosilene


Agente Claudio





AULA INAUGURAL

O Serviço de Vigilância Ambiental em Saúde da CAP 3.2 tem a intenção de investir continuadamente na formação/capacitação de seus profissionais, no intuito de oferecer à população um serviço de melhor qualidade, bem como valorizar as pessoas que labutam em nosso dia-a-dia.Desta forma, lançamos a proposta de um curso básico de qualificação para nossos Agentes de Vigilância, de maneira que possamos realmente nos investir desta nova visão, oferecendo subsídios para que nossos profissionais desempenhem um melhor e mais completo trabalho.

Aconteceu então, no dia 09/05 nossa primeira aula do Curso Básico de Qualificação de Vigilância Ambiental em Saúde, no auditório Otics Lins, na sede da CAP 3.2. 










CARNAVAL DA PREVENÇÃO 2013



Os agentes de vigilância em saúde da CAP 3.2, juntamente com os demais profissionais de saúde das Cf´s e CMS´s em que estão lotados, aproveitaram mais este carnaval para promover a integração e divulgar para a população informações sobre doenças. Os blocos das unidades de saúde saíram às ruas chamando a atenção dos cidadães para as medidas de combate a dengue e também sobre a conscientização do uso de preservativo para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. 








AULA INAUGURAL DO CURSO TÉCNICO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE



No dia 24 de setembro de 2012, no auditório Joaquim Alberto Cardoso de Melo, na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/FIOCRUZ foi realizada a aula inaugural do CTVISAU.
Alguns integrantes da equipe da AP3.2 estavam presentes.
Na CAP 3.2, as aulas terão seu inicio no dia 01de outubro. 







PALESTRAS SOBRE ESPOROTRICOSE



A equipe de educação e promoção da saúde da CAP 3.2 está realizando uma série de palestras e abordagens educativas no bairro de Tomás Coelho. As mesmas  visam informar aos moradores do local medidas preventivas sobre esporotricose (doença fúngica que pode ser transmitida por gatos). Escolas, condomínios, igrejas, creches, entre outros lugares do bairro são utilizados para o desenvolvimento deste trabalho de conscientização.

EM MUNICIPAL LEVY NEVES

CONDOMÍNIO PREV






REUNIÃO DE INTEGRAÇÃO ENTRE AVS E CLÍNICA DA FAMÍLIA


A gerência de vigilância ambiental em saúde da CAP 3.2 está realizando reuniões nas clínicas que fazem parte da estratégia da família com o intuito de melhorar o diálogo entre AVS e a gerência da clínica da família. Os encontros fazem parte de um total de 17 reuniões que serão realizadas na nossa área programática.
Veja abaixo, algumas fotos desses encontros.

 CF ANTHÍDIO DIAS DA SILVEIRA 
 Bairro: Jacarezinho





CF BARBARA STARFIELD 

Bairro: Del Castilho



CF BIBI VOGUEL 

Bairro: Engenho da Rainha









REUNIÃO COM RESPONSÁVEIS TÉCNICOS


Aconteceu na quinta-feira (21/06), no Auditório da OTICS Lins, mais uma reunião contando com  a participação da Gerência de Fatores e Riscos Biológicos. Encontravam-se presentes cerca de 20 profissionais, entre eles:  
O coordenador da Coordenação da Vigilância Ambiental em Saúde Marcus Vinícius;
O gerente de Riscos Biológicos Renato Maspero;
O assessor técnico da SVAS -  Claudio Rodrigues da gerência de Riscos Biológicos; 
10 responsáveis técnicos de áreas programáticas; entre outros profissionais da saúde. 









CAPACITAÇÃO DE RISCOS BIOLÓGICOS


Do dia 16 ao dia 20 de Abril, no auditório da OTICS da 3.2,  foi realizado o curso de Bioecologia e Métodos de Vetores da Gerência de Fatores de Riscos Biológicos.
27 profissionais da saúde (entre agentes e supervisores) foram capacitados.